A verdade sobre o Álcool e a Direção...
Publicado em: 25/09/2018
Já não é de hoje que bebida e direção não combinam, assistimos todos os dias notícias de acidentes que envolveram motoristas bêbados. O problema é que sempre pensamos que nunca vai acontecer conosco. Que dirigimos muito bem mesmo quando tomamos só um copinho de bebida alcoólica. A questão é que sempre sabemos lá no fundo que isso não é verdade.
Estatísticas mostram que acidentes de trânsito no Brasil comprovam o crescimento do número de ocorrência em que pelo menos uma das partes envolvidas estava conduzindo o veículo sob efeito de álcool. A afirmação é da Polícia Rodoviária Federal, que acredita ser necessário alertar exaustivamente a sociedade como um todo sobre os perigos de beber e dirigir.
Várias condições impedem o motorista de conduzir um carro quando estão sob efeito alcoólico. O reflexo não funciona, agressividade no comportamento, visão distorcida e excesso de autoconfiança são outros elementos que se tornam presentes e, se o deslocamento for realizado dentro de um percurso muito longo, o sono também contribui para agravar ainda mais a situação.
Às vezes, o melhor que podemos fazer para evitar acidentes, mortes e perdas inimagináveis é ser flexível e ser o passageiro de vez em quando.
Hábitos precisam ser revistos. O condutor precisa entender que é o responsável por todos que estão no veículo e refletir sobre isso antes de beber. Alertar sobre o problema do álcool na condução, tornou-se uma obrigação da sociedade e não somente um dever das autoridades. Todos devem fazer sua parte, pois em uma ocorrência não são somente as pessoas diretamente envolvidas sofrem, mas também a família e todas as demais pessoas que, de alguma forma, se relacionam.
Punição: Quem for pego pela Polícia Rodoviária Federal dirigindo sob efeito de álcool é autuado e, dependendo do resultado no etilômetro, pode ser preso. A multa para condutores nessa situação é de R$ 1.915,40. Em caso de reincidência, o valor é dobrado. Além disso, é instaurado pelo Detran um processo para suspensão do direito de dirigir. Nos casos de reincidências, o condutor pode ter seu direito de dirigir cassado.
A Autoescola Maré preza por um trânsito seguro para todos, portanto, se for beber não dirija.