Terror nas Ladeiras? Perca o medo em poucos passos!
Publicado em: 25/09/2018Como usar embreagem, freio e acelerador na subida?
Essa pode ser uma lição valiosa para quando você estiver aprendendo a dirigir um carro de transmissão manual. Esperamos que com essa lição, você evite que o carro ande para trás quando estiver numa subida muito íngreme. Pode ser aplicada a carros com transmissão automática também.
Para começar você terá que pressionar a embreagem para baixo apenas o suficiente para permitir que o motor volte à velocidade normal em marcha lenta.
Mantenha seus dedos direitos sobre o pedal do freio, e vire seu pé direito para dentro de modo que seu calcanhar fique no acelerador. Inclinando seu pé direito nessa posição, você será capaz de carregar o acelerador com seu pé direito enquanto mantém o pedal do freio acionado com os dedos.
Observe como a luz muda e, em seguida, pressione o acelerador com seu calcanhar direito e lentamente solte a embreagem. Pouco tempo após o início desta manobra, remova os seus dedos do pedal de freio.
O motor irá embalar, e o veículo começará a se mover para frente. Uma vez que você já tenha algum movimento de avanço, mova o seu pé direito para que ele fique em uma posição natural do acelerador. Pode ser necessário pressionar a embreagem momentaneamente neste ponto. Com um pouco de prática, você deve ser capaz de trabalhar com todos os três pedais com apenas dois pés. Reduza o embalo do motor ao mínimo, e evite movimentos bruscos na embreagem.
Para quem é experiente aqui vai um método sem pânico, que exige muita prática.
Pressione tanto a embreagem quanto o pedal do freio.
Não solte o freio. Solte a embreagem devagar até a metade até que você sinta as vibrações (isto é, até que você se sinta o carro tentar se mover para frente). Observe o tacômetro; ele vai estar em algum lugar abaixo de 1000.
Mantenha a embreagem na mesma posição. Solte o pedal do freio (o carro não se moverá).
Pressione o pedal do acelerador. Solte a embreagem gradualmente, e o carro subirá.